Trabalho - Seminários e Debates sobre Racismo no Brasil (Valor 3,0)
Orientações gerais
Este trabalho consiste em um seminário a ser apresentado
por diferentes grupos em sala de aula. Seguindo o tema das aulas cada grupo
apresentará um seminário livre de acordo com seus respectivos temas.
Consiste em fazer uma comparação entre os sistemas de
segregação dos países em que o racismo criou hierarquias e divisões sociais. Os
alunos poderão pesquisar sobre os EUA e a África do Sul, por exemplo, e fazer
uma comparação do racismo nestes lugares e o caso brasileiro.
Sugestões:
Pesquise em sites, livros, documentários, etc. e apresente
os sistemas de leis segregacionistas dos EUA e África do Sul, que são casos mais conhecidos. Apreenda quais as características em que cada um destes países se implantou o racismo e suas consequências sociais. Abaixo coloco os principais fatores das legais e sociais de cada país, mas sintam-se livres para aprofundar as pesquisas:
- Black Codes e Lei Jim Crow (EUA)
- Apartheid (África do Sul)
- Mito da democracia racial (Brasil)
Depois de entender os dois sistemas façam uma comparação com
o racismo e a exclusão racial no Brasil. Fuja dos discursos infrutíferos de definir o que é melhor ou pior, essa abordagem é meramente moral. Demonstre as causas e as consequências sociais, isso é o mais importante. Você também pode pensar nas semelhanças que se apresenta entre os três casos.
Filmes:
Há alguns documentários no youtube sobre o apartheid.
Textos interessantes:
http://www.scielo.br/pdf/ln/v2n1/a13v2n1.pdf
Semelhanças:
Semelhanças:
No Brasil e EUA: homens negros são mortos e mulheres negras lutam contra violência policial
Relações Étnico-Raciais no Brasil - Prof°. Dr. Kabengele Munanga
Consiste em fazer uma pesquisa sobre os homicídios e a
violência no Brasil de acordo com a classificação racial da população
brasileira. Algumas pesquisas e debates publicados na internet ajudarão os
alunos.
Sugestões:
Leia o Mapa da violência: homicídios por armas de foto no
Brasil, 2016, principalmente o relatório “A cor das vítimas” (pgs.54-60),
apresente os dados em sala de aula e relacione as taxas de homicídios com os
conhecimentos sobre racismo no Brasil.
Procure vídeos para ajudar o entendimento do tema no youtube
sobre a situação dos homicídios no Brasil, esse é um bom exemplo:
"extermínio da população jovem negra no Brasil”
- Violência policial contra jovens negros no Brasil e o racismo institucional.
Obs: É muito importante pensar nos motivos das taxas sobre
homicídios e mortes por armas de fogo da população negra ser tão alta. Procure
informações que pensem como estas taxas se apresentam no cotidiano da população
negra do Brasil.
O Mapa da Violência está disponível em:
http://www.mapadaviolencia.org.br/
Textos:
Pesquisa da UNICEF
https://lunetas.com.br/iha-unicef/
O que mostram os gastos do Brasil com segurança pública- Nexo Jornal
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/09/11/O-que-mostram-os-gastos-do-Brasil-com-seguran%C3%A7a-p%C3%BAblica
Textos:
Pesquisa da UNICEF
https://lunetas.com.br/iha-unicef/
O que mostram os gastos do Brasil com segurança pública- Nexo Jornal
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/09/11/O-que-mostram-os-gastos-do-Brasil-com-seguran%C3%A7a-p%C3%BAblica
Músicas:
Filmes:
Consiste em apresentar as políticas públicas que combatam o
racismo no Brasil. Uma boa abordagem seria entender a história de cada
política. Exemplo de política pública:
Ações afirmativas (cotas raciais).
Estatuto da Igualdade Racial.
Legislação sobre Racismo no Brasil:
histórico
Matéria interessante, uma crítica à aplicação da legislação
Leia esta reportagem que faz uma análise dos 10 anos daspolíticas públicas de ações afirmativas:
- É possível fazer um debate, depois de explicar a história das ações afirmativas, apresentando os argumentos a favor e contra a política pública.
- busque pesquisas acadêmicas ou reportagens sobre os impactos das cotas raciais para a população e no combate a desigualdade social.
Músicas:
O seminário consiste em apresentar alguns casos de racismo
no âmbito do esporte brasileiro e fazer uma análise sociológica dos mesmo. É
possível falar dos casos acontecidos no âmbito internacional, mas como
comparação com as situações descritas dentro do Brasil. Faça uma análise dos
motivos do racismo no esporte e como ele reflete os problemas estruturais da
sociedade, as relações de poder e representação.
Sugestões:
- Pesquisar sobre Jesse Owens e os jogos olímpicos da
Alemanha nazista em 1936.
- Pesquisar alguns casos notórios no Brasil como:
-Rafaela Silva.
- Goleiro Aranha.
- Tinga.
- Ângelo Assumpção/ Arthur Nory.
-(procurem outros)
- Os clubes de futebol e a ausência de negros nos cargos de
comando (árbitros, técnicos e diretores).
Filmes:
Matéria - Negros no Futebol
Documentário do canal Preto Tu - Racismo no esporte
Documentário do canal Preto Tu - Racismo no esporte
Vejam essa página no Twitter chamada
Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
Embora o racismo seja um fenômeno violento contra a
população negra em geral o caso específico do racismo contra a mulher negra no
Brasil apresenta mecanismos específicos. A pesquisa deste grupo se concentrará
em apresentar as violências a que estão submetidas as mulheres negras na
sociedade brasileira e as formas como estas violências estão presentes em
diversos contextos sociais.
Sugestões:
- Objetificação da “mulata” – A mulher negra como objeto sexual.
- Padrões de beleza impostos às mulheres negras. (mulheres negras e auto-estima).
- Saúde da mulher negra.
Filmes:
Músicas:
Textos:
Acessem o blog mulheres negras, lá é possível encontrar
diversos textos e reflexões interessantes sobre o racismo e as mulheres negras.
Sugestão de síntese de pesquisas e debates:
http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossie/violencias/violencia-e-racismo/
Panorama da obra de Angela Davis:
https://oglobo.globo.com/celina/o-que-autobiografia-de-angela-davis-nos-ensina-sobre-racismo-epistemico-no-brasil-23607414
Panorama da obra de Angela Davis:
https://oglobo.globo.com/celina/o-que-autobiografia-de-angela-davis-nos-ensina-sobre-racismo-epistemico-no-brasil-23607414
Uma dos movimentos mais importantes contra o racismo no
Brasil pode ser localizado na década de 1990 com a utilização da música,
principalmente por meio do rap, como forma de denunciar as desigualdades e a
opressão racial brasileira. Grupos como Racionais MC’s, Sabotage e RZO são
tidos como motivadores de uma nova identidade da negritude brasileira.
O seminário deve versar sobre a maneira como o RAP ou o Hip
Hop como movimento cultural é uma ferramenta que as periferias urbanas se
valeram para mobilizar suas lutas contra as formas de opressão racial e
fortalecer a identidade negra no país.
Sugestões:
- Faça uma pesquisa sobre a história do RAP em suas origens.
Principalmente nas figuras dos músicos como Afrika Bambaataa, Tupac Shakur,
Public Enemy e N.W.A. Pense em como estes grupos e músicos estavam envolvidos
na criação de uma forma cultural e quais suas motivações.
- Pequise sobre a importância do RAP no Brasil, sua chegada
nas periferias de São Paulo e DF e a forma como ele é apropriado como discurso
político, passando por grupos mais antigos como Racionais MC’s até os músicos
contemporâneos como Emicida e o rapper BK.
- Faça uma análise sociológica do que tal movimento cultural
representa, seus efeitos nos comportamentos e na representação da população
negra brasileira.
Sugestões de tópicos de pesquisa:
- O RAP e a identidade Negra no Brasil.
- O RAP como forma de expressão para vozes silenciadas.
- Apropriação cultural e o problema da representatividade.
- Apropriação cultural e o problema da representatividade.
Filmes:
A musicalidade negra como resistência
Apropriação Cultural: qual é o limite entre brancos e negros
O Racismo e a Apropriação Cultural no mundo da Música
Músicas:
Esta temática consiste em debater sobre as formas de racismo na infância, suas representações e os impactos psicológicos que incidem sobre indivíduos que tiveram suas infâncias tocadas pelo preconceito. Outros questionamentos que se coloca nesta temática é: as crianças são capazes de reproduzir o racismo? As crianças negras, vivendo sob o racismo, criam percepções depreciativas de si (autoimagem)? Por quais mecanismos isso ocorre? Quais as formas de combater o racismo na infância?
Sugestões:
Procurem relatos de sujeitos negros que passaram pelo problema em sites como Gueledés e Blogueiras Negras. Procurem relacionar, ler e analisar os casos de acordo com os problemas estruturantes do Racismo no Brasil, o mito da democracia racial e a história recente do país.
Textos interessantes:
http://blogueirasnegras.org/quem-chora-pelas-criancas-pretas/
https://racismoambiental.net.br/2017/11/27/tem-racismo-na-infancia-sim-e-nao-e-brincadeira/
Teste da boneca:
- pesquisem sobre o teste, sua história e por que foi criado.
Façam ligações entre essa autorrepresentação e ideias como a das escritoras Grada Kilomba e Toni Morisson.
Vídeos:
Recomendadíssimo - Ivone Ferreira Caetano
Vídeo do canal do Youtube Meteoro:
(essa é a triste realidade do país)
Grupo 8: Racismo e Cultura Pop.
Este tema consiste em pensar como nos tempos atuais o universo da cultura pop tem lidado com o racismo e a representação em suas obras. Podemos chamar de cultura pop todo esse conglomerado de Filmes, séries, histórias em quadrinhos, música e etc. que no capitalismo moderno consumimos como forma de entretenimento. Mas caberia nos questionarmos se estas formas de entretenimento tem, ao longo dos anos, promovido representações racistas dos grupos minoritários.
Textos para ler:
Blackface:
https://medium.com/@suzanejardim/alguns-estere%C3%B3tipos-racistas-internacionais-c7c7bfe3dbf6
https://www.geledes.org.br/super-black-cultura-pop-americana-e-super-herois-negros/
A cultura pop e a identidade
http://minasnerds.com.br/2019/02/14/as-pautas-identitarias-e-a-cultura-pop/
Representatividade negra
http://tabuleironerd.com/a-representatividade-negra-na-cultura-pop/
Assistam essa matérias. Ela explica bem algumas questões:
Vídeos e debates:
Muito legal esse vídeo!!!
Critérios de Avaliação dos Seminários:
- O seminário deve ser apresentado por todos os integrantes
do grupo, que irão expor as ideias e argumentos sobre o assunto, cada qual
abordando uma perspectiva, argumento ou detalhamentos sobre o que se irá expor.
- Não será aceita apresentação feita por meio de leitura na
frente da sala. O que o apresentador pode fazer é consultar suas anotações para
construir seus argumentos. Portanto é extremamente importante que o aluno
domine o assunto que irá expor.
- Os grupos podem, se desejarem, apresentar o trabalho
usando ferramentas como Slides, vídeos, músicas ou outra dinâmica que achar
interessante.
- As notas serão atribuídas ao desempenho individual de cada
integrante do grupo.
- Ao fim da apresentação o Professor e os alunos da turma
farão questionamentos ao grupo que devem responder, isso contará como parte da
apresentação.
Boa sorte a todos!!!
Boa sorte a todos!!!















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