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Seminários e Debates

Trabalho - Seminários e Debates sobre Racismo no Brasil (Valor 3,0)

 




                                                                                                                                                                    

                                                                                                                                                                    


Orientações gerais


Este trabalho consiste em um seminário a ser apresentado por diferentes grupos em sala de aula. Seguindo o tema das aulas cada grupo apresentará um seminário livre de acordo com seus respectivos temas.


Grupo 1: Sistemas raciais de outros países em comparação com o Brasil.
               
Consiste em fazer uma comparação entre os sistemas de segregação dos países em que o racismo criou hierarquias e divisões sociais. Os alunos poderão pesquisar sobre os EUA e a África do Sul, por exemplo, e fazer uma comparação do racismo nestes lugares e o caso brasileiro.

Sugestões:

Pesquise em sites, livros, documentários, etc. e apresente os sistemas de leis segregacionistas dos EUA e África do Sul, que são casos mais conhecidos. Apreenda quais as características em que cada um destes países se implantou o racismo e suas consequências sociais. Abaixo coloco os principais fatores das legais e sociais de cada país, mas sintam-se livres para aprofundar as pesquisas:
  • Black Codes e Lei Jim Crow (EUA)
  • Apartheid (África do Sul)
  • Mito da democracia racial (Brasil)


Depois de entender os dois sistemas façam uma comparação com o racismo e a exclusão racial no Brasil. Fuja dos discursos infrutíferos de definir o que é melhor ou pior, essa abordagem é meramente moral. Demonstre as causas e as consequências sociais, isso é o mais importante. Você também pode pensar nas semelhanças que se apresenta entre os três casos.

 Músicas:


Filmes:

Há alguns documentários no youtube sobre o apartheid.

Textos interessantes:


Grupo 2: A cor dos homicídios no Brasil.

               
Consiste em fazer uma pesquisa sobre os homicídios e a violência no Brasil de acordo com a classificação racial da população brasileira. Algumas pesquisas e debates publicados na internet ajudarão os alunos.

Sugestões:
Leia o Mapa da violência: homicídios por armas de foto no Brasil, 2016, principalmente o relatório “A cor das vítimas” (pgs.54-60), apresente os dados em sala de aula e relacione as taxas de homicídios com os conhecimentos sobre racismo no Brasil.
Procure vídeos para ajudar o entendimento do tema no youtube sobre a situação dos homicídios no Brasil, esse é um bom exemplo: "extermínio da população jovem negra no Brasil” 

  • Violência policial contra jovens negros no Brasil e o racismo institucional.


Obs: É muito importante pensar nos motivos das taxas sobre homicídios e mortes por armas de fogo da população negra ser tão alta. Procure informações que pensem como estas taxas se apresentam no cotidiano da população negra do Brasil.

O Mapa da Violência está disponível em: http://www.mapadaviolencia.org.br/

Textos:

Pesquisa da UNICEF
https://lunetas.com.br/iha-unicef/


O que mostram os gastos do Brasil com segurança pública- Nexo Jornal
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/09/11/O-que-mostram-os-gastos-do-Brasil-com-seguran%C3%A7a-p%C3%BAblica



Músicas:

Filmes:




  
Grupo 3: Políticas públicas anti-racistas.



Consiste em apresentar as políticas públicas que combatam o racismo no Brasil. Uma boa abordagem seria entender a história de cada política. Exemplo de política pública:

Ações afirmativas (cotas raciais).
  • É possível fazer um debate, depois de explicar a história das ações afirmativas, apresentando os argumentos a favor e contra a política pública.
  • busque pesquisas acadêmicas ou reportagens sobre os impactos das cotas raciais para a população e no combate a desigualdade social.

 Filmes:

               
Músicas:


Grupo 4: Racismo no Esporte.
O seminário consiste em apresentar alguns casos de racismo no âmbito do esporte brasileiro e fazer uma análise sociológica dos mesmo. É possível falar dos casos acontecidos no âmbito internacional, mas como comparação com as situações descritas dentro do Brasil. Faça uma análise dos motivos do racismo no esporte e como ele reflete os problemas estruturais da sociedade, as relações de poder e representação.

               
Sugestões:
- Pesquisar sobre Jesse Owens e os jogos olímpicos da Alemanha nazista em 1936.
- Pesquisar alguns casos notórios no Brasil como:
-Rafaela Silva.
- Goleiro Aranha.
- Tinga.
- Ângelo Assumpção/ Arthur Nory.
-(procurem outros)

- Os clubes de futebol e a ausência de negros nos cargos de comando (árbitros, técnicos e diretores).


Filmes:




Textos:




Grupo 5: O Racismo e a mulher negra.
               
Embora o racismo seja um fenômeno violento contra a população negra em geral o caso específico do racismo contra a mulher negra no Brasil apresenta mecanismos específicos. A pesquisa deste grupo se concentrará em apresentar as violências a que estão submetidas as mulheres negras na sociedade brasileira e as formas como estas violências estão presentes em diversos contextos sociais.


Sugestões:
  • Objetificação da “mulata” – A mulher negra como objeto sexual.
  • Padrões de beleza impostos às mulheres negras. (mulheres negras e auto-estima).
  • Saúde da mulher negra.
  
Filmes:



               
Músicas:

Textos:
Acessem o blog mulheres negras, lá é possível encontrar diversos textos e reflexões interessantes sobre o racismo e as mulheres negras.


Sugestão de síntese de pesquisas e debates:



Grupo 6: O RAP como expressão anti-racista.

Uma dos movimentos mais importantes contra o racismo no Brasil pode ser localizado na década de 1990 com a utilização da música, principalmente por meio do rap, como forma de denunciar as desigualdades e a opressão racial brasileira. Grupos como Racionais MC’s, Sabotage e RZO são tidos como motivadores de uma nova identidade da negritude brasileira.

O seminário deve versar sobre a maneira como o RAP ou o Hip Hop como movimento cultural é uma ferramenta que as periferias urbanas se valeram para mobilizar suas lutas contra as formas de opressão racial e fortalecer a identidade negra no país.

Sugestões:
- Faça uma pesquisa sobre a história do RAP em suas origens. Principalmente nas figuras dos músicos como Afrika Bambaataa, Tupac Shakur, Public Enemy e N.W.A. Pense em como estes grupos e músicos estavam envolvidos na criação de uma forma cultural e quais suas motivações.

- Pequise sobre a importância do RAP no Brasil, sua chegada nas periferias de São Paulo e DF e a forma como ele é apropriado como discurso político, passando por grupos mais antigos como Racionais MC’s até os músicos contemporâneos como Emicida e o rapper BK.

- Faça uma análise sociológica do que tal movimento cultural representa, seus efeitos nos comportamentos e na representação da população negra brasileira.

Sugestões de tópicos de pesquisa:
- O RAP e a identidade Negra no Brasil.
- O RAP como forma de expressão para vozes silenciadas.
- Apropriação cultural e o problema da representatividade.



Filmes:


 Textos:
Músicas:




Grupo 7: O Racismo na infância e os impactos psicológicos e sociais

Esta temática consiste em debater sobre as formas de racismo na infância, suas representações e os impactos psicológicos que incidem sobre indivíduos que tiveram suas infâncias tocadas pelo preconceito. Outros questionamentos que se coloca nesta temática é: as crianças são capazes de reproduzir o racismo? As crianças negras, vivendo sob o racismo, criam percepções depreciativas de si (autoimagem)? Por quais mecanismos isso ocorre? Quais as formas de combater o racismo na infância?

Sugestões:
Procurem relatos de sujeitos negros que passaram pelo problema em sites como Gueledés e Blogueiras Negras. Procurem relacionar, ler e analisar os casos de acordo com os problemas estruturantes do Racismo no Brasil, o mito da democracia racial e a história recente do país.

Textos interessantes:
http://blogueirasnegras.org/quem-chora-pelas-criancas-pretas/

https://racismoambiental.net.br/2017/11/27/tem-racismo-na-infancia-sim-e-nao-e-brincadeira/



Teste da boneca:
- pesquisem sobre o teste, sua história e por que foi criado.

 

Façam ligações entre essa autorrepresentação e ideias como a das escritoras Grada Kilomba e Toni Morisson.


Vídeos:

Recomendadíssimo - Ivone Ferreira Caetano


 


Vídeo do canal do Youtube Meteoro:
(essa é a triste realidade do país)


 

Grupo 8: Racismo e Cultura Pop.
 
Este tema consiste em pensar como nos tempos atuais o universo da cultura pop tem lidado com o racismo e a representação em suas obras. Podemos chamar de cultura pop todo esse conglomerado de Filmes, séries, histórias em quadrinhos, música e etc. que no capitalismo moderno consumimos como forma de entretenimento. Mas caberia nos questionarmos se estas formas de entretenimento tem, ao longo dos anos, promovido representações racistas dos grupos minoritários.



Textos para ler:

Blackface:
https://medium.com/@suzanejardim/alguns-estere%C3%B3tipos-racistas-internacionais-c7c7bfe3dbf6

https://www.geledes.org.br/super-black-cultura-pop-americana-e-super-herois-negros/


A cultura pop e a identidade 
http://minasnerds.com.br/2019/02/14/as-pautas-identitarias-e-a-cultura-pop/


Representatividade negra
http://tabuleironerd.com/a-representatividade-negra-na-cultura-pop/

Assistam essa matérias. Ela explica bem algumas questões:
 


Vídeos e debates:

 




Muito legal esse vídeo!!!















Critérios de Avaliação dos Seminários:

- O seminário deve ser apresentado por todos os integrantes do grupo, que irão expor as ideias e argumentos sobre o assunto, cada qual abordando uma perspectiva, argumento ou detalhamentos sobre o que se irá expor.

- Não será aceita apresentação feita por meio de leitura na frente da sala. O que o apresentador pode fazer é consultar suas anotações para construir seus argumentos. Portanto é extremamente importante que o aluno domine o assunto que irá expor.

- Os grupos podem, se desejarem, apresentar o trabalho usando ferramentas como Slides, vídeos, músicas ou outra dinâmica que achar interessante.

- As notas serão atribuídas ao desempenho individual de cada integrante do grupo.


- Ao fim da apresentação o Professor e os alunos da turma farão questionamentos ao grupo que devem responder, isso contará como parte da apresentação.


Boa sorte a todos!!!



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