Orientações sobre Trabalho de Sociologia


Trabalho sobre Diversidade e Questões de Gênero

 

Para refletirmos sobre Questões de Gênero como Violência contra a mulher, homofobia, diversidade sexual, masculinidade e igualdade entre os gêneros, vamos realizar um pequeno trabalho em grupo.

1) Separem-se em grupos de 6 a 7 pessoas. O trabalho vai funcionar em grupo, mas cada um dos integrantes terá de fazer a tarefa individualmente.

2) Todos deverão ler o livro da escritora nigeriana “Todos nós deveríamos ser feministas”.  O livro é pequeno, tem cerca de 70 páginas. Os mais arredios à leitura podem assistir apalestra da escritora no TED talk com o mesmo título.

3) O que cada componente do grupo deverá fazer é ao ler o livro ou ver a palestra da escritora e selecionar dois trechos que achem marcantes ou relevantes para pensar sobre Questões de Gênero na sociedade. A partir destes trechos cada aluno preparará uma apresentação oral para falar sobre o que selecionou, mas ele deve relacionar os trechos com sua própria biografia. 

Por exemplo, suponhamos que Enzo escolheu o seguinte trecho:

“Perdemos muito tempo ensinando as meninas a se preocupar com o que os meninos pensam delas. Mas o oposto não acontece. Não ensinamos os meninos a se preocupar em ser “benquistos”. Se, por  um  lado, perdemos  muito  tempo  dizendo  às meninas  que  elas  não  podem  sentir raiva  ou  ser  agressivas  ou  duras,  por outro,  elogiamos  ou  perdoamos  os meninos  pelas  mesmas  razões.”

Enzo pode explicar o que a autora está argumentando a partir deste trecho e como ele vê tais argumentos, em seguida ele apresentará um exemplo de sua própria vida. Ele poderia dizer que viu traços deste processo na sua própria trajetória, talvez quando criança explanando como ele era visto diante dos atributos como força, raiva, passividade, etc.

Ao final o grupo apresenta uma conclusão que chegaram a partir da troca de pontos de vista dos visitantes diante da leitura e da reflexão de si.

Apresentações.
Funcionarão como uma roda de conversa. No dia marcado dividiremos os grupos e cada grupo se apresentará a escolha do professor. 

Segue-se desse modo: cada aluno do grupo lê os trechos escolhidos por ele, relaciona-o ao seu próprio processo de socialização (esse termo foi apresentado a vocês no 1° ano. Se não, leiam o cap. 4 do livro didático) e explana suas reflexões. Ao fim, um dos alunos do grupo pode apresentar a conclusão do grupo, podendo os outros integrantes acrescentarem ou intervirem.

Pontuação do trabalho: 2,0 pontos.
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho de Sociologia - O risco da história única e o Evolucionismo social.

O passado de sua família e a história da formação do povo brasileiro.

Trabalho de sociologia: Evolucionismo social e Cultura como conceito antropológico.