Orientações sobre Trabalho de Sociologia
Trabalho sobre Diversidade
e Questões de Gênero
Para refletirmos sobre
Questões de Gênero como Violência contra a mulher, homofobia, diversidade
sexual, masculinidade e igualdade entre os gêneros, vamos realizar um pequeno
trabalho em grupo.
1) Separem-se em grupos de 6 a 7 pessoas. O trabalho vai
funcionar em grupo, mas cada um dos integrantes terá de fazer a tarefa
individualmente.
2) Todos deverão ler o livro da escritora nigeriana “Todos nós deveríamos ser feministas”. O livro
é pequeno, tem cerca de 70 páginas. Os mais arredios à leitura podem assistir apalestra da escritora no TED talk com o mesmo título.
3) O que cada componente do grupo deverá fazer é ao ler o
livro ou ver a palestra da escritora e selecionar dois trechos que achem marcantes
ou relevantes para pensar sobre Questões de Gênero na sociedade. A partir
destes trechos cada aluno preparará uma apresentação oral para falar sobre o
que selecionou, mas ele deve relacionar os trechos com sua própria biografia.
Por exemplo, suponhamos que Enzo escolheu o seguinte trecho:
“Perdemos muito tempo
ensinando as meninas a se preocupar com o que os meninos pensam delas. Mas o
oposto não acontece. Não ensinamos os meninos a se preocupar em ser
“benquistos”. Se, por um lado, perdemos muito tempo
dizendo às meninas que
elas não podem
sentir raiva ou ser
agressivas ou duras,
por outro, elogiamos ou
perdoamos os meninos pelas
mesmas razões.”
Enzo pode explicar o que a autora está argumentando a partir
deste trecho e como ele vê tais argumentos, em seguida ele apresentará um
exemplo de sua própria vida. Ele poderia dizer que viu traços deste processo na
sua própria trajetória, talvez quando criança explanando como ele era visto
diante dos atributos como força, raiva, passividade, etc.
Ao final o grupo apresenta uma conclusão que chegaram a
partir da troca de pontos de vista dos visitantes diante da leitura e da
reflexão de si.
Apresentações.
Funcionarão como uma roda de conversa. No dia marcado dividiremos os
grupos e cada grupo se apresentará a escolha do professor.
Segue-se desse modo: cada aluno do grupo lê os trechos
escolhidos por ele, relaciona-o ao seu próprio processo de socialização (esse termo foi apresentado a vocês no
1° ano. Se não, leiam o cap. 4 do livro didático) e explana suas reflexões. Ao fim, um dos alunos do grupo pode apresentar a conclusão do
grupo, podendo os outros integrantes acrescentarem ou intervirem.
Pontuação do trabalho: 2,0 pontos.
Comentários
Postar um comentário