Trabalho de Sociologia - O risco da história única e o Evolucionismo social.

 Trabalho de Sociologia - O risco da história única e o Evolucionismo social.





Instruções para o trabalho:
  • Responda as questões em folhas separadas, podem ser folhas de caderno ou digitadas em folhas A4. 
  • O trabalho devem ser feitos INDIVIDUALMENTE.
  • Não é necessário fazer capa. Faça apenas um cabeçalho contendo nome, turma, nome da disciplina e o título do trabalho. (Aqui há um modelo. Você pode baixá-lo e responder).
  • Entrega: as datas da entrega do trabalho serão definidas em cada turma pelo professor.
  • Pontuação: 2,0.
  • TRABALHOS QUE SÃO CÓPIAS DOS COLEGAS, OU SEJA, TRABALHOS COM RESPOSTAS REPETIDAS SERÃO DESCONSIDERADOS E ATRIBUÍDOS NOTA ZERO, não importando quem copiou ou cedeu o trabalho a ser copiado.



[Trabalho de Sociologia]

Os riscos da história única e o evolucionismo social

 

1) Como podemos relacionar os argumentos do Evolucionismo social e os problemas contidos nas noções estereotipadas da "história única" sobre a diversidade da cultura humana?  Argumente sobre. 

 

2) A escritora Chimamanda Adichie afirma: “Poder é a habilidade de fazer a história de outra pessoa”. Você poderia dizer quem escreve a história do seu contexto social, de seu local de vivência, ou seja, quem exerce o poder de narrar a história de uma cidade periférica como samambaia? Explique como isso acontece.

 

3) Podemos dizer que o conceito antropológico de cultura se antepõe ao racismo científico do séc. XIX ? Explique como uma teoria refuta a outra.

 

4) Nas músicas dos diversos gêneros que você ouve há alguma que retrate a periferia, tentando estabelecer uma forma de narrar a experiência da cidade e seus moradores? Faça uma pesquisa sobre músicas que descrevam a periferia e separe trechos da letra que te chamem a atenção. Escreva os trechos abaixo, diga quem é o autor e o que você acha da representação presente na letra da música.

 

5) Em 2003 o parlamento brasileiro aprovou o projeto de lei 10.639/03 e, depois, a complementou com a lei 11.645/08.  

a) Sobre o que estas leis discorrem?

b) Em sua análise, por que demorou tanto tempo para que fosse criada uma legislação brasileira sobre a necessidade de estudar a história afro-indígena?

  

 



Glossário:

Contexto social: O contexto social é o ambiente de vivência de determinado indivíduo que depende diretamente dos elementos sociais que o constitui, como classe social, relações interpessoais, condições geográficas, ou mesmo nível de instrução ou escolaridade, etc. Ele denota as condições gerais da socialização do indivíduo, ou seja, sua formação e influência cultural.

Refutar: afirmar o contrário de; desmentir, negar, não dar aprovação; rejeitar.

Discorrer: expor uma reflexão através da fala ou da escrita; dissertar.

 

 





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