Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Trabalho - 2º L - Obras do PAS.




Organização em Grupos (Textos de cada grupo)

Cada grupo de 3 a 5 alunos ficará responsável por um texto (Obra do PAS) e desenvolverá uma análise investigativa dos contos/textos, em seguida farão um Cartaz ou Slide para apresentar à turma. 
O cartaz ou Slide deverá ter estes tópicos:

    • Trechos ilustrativos do texto.
    • Interpretação visual (desenhos, colagens, vídeos curtos ou outros recursos que o grupo acharem interessantes).
    • Contextualização histórica e social da obra.
Para ajudar na contextualização histórica está escrito abaixo o foco temático para que o grupo  analise a obra a partir dessa perspectiva. 

A escrava:

AutoraMaria Firmina dos Reis


Foco Temático:  Protagonismo da mulher escravizada; 

crítica à violência de gênero e racial














____________________________________________________

A canção do Africano:

Autor: Castro Alves

Foco Temático: Saudade da África, resistência cultural e desumanização do escravo
















____________________________________________________

O vergalho:

Autor/a:  Machado de Assis


Foco Temático: Reprodução da violência pelo ex-escravizado; crítica à falsa abolição













____________________________________________________



O menino é o pai do homem


Autor: Machado de Assis


Foco Temático: Formação do caráter elitista e racista desde a infância
















____________________________________________________

O caso da vara

Autor: Machado de Assis



Foco Temático: Conivência com a punição do outro; crítica à hipocrisia senhorial.
















____________________________________________________


O verdadeiro Cotrim


Autor: Machado de Assis

Foco Temático: Contradições da elite escravocrata, moralidade e violência legalizada









____________________________________________________

Atividade para Sala:



Além disso quero que cada grupo desenvolva 3 questões sobre a obra que analisou, no estilo PAS-UnB, com texto introdutório da questão e itens para serem julgados em Certo ou Errado. Iremos responder essas questões em sala, juntos. 





Postar um comentário

0 Comentários