Trabalho: análise e debate do filme "A cidade é uma só (2013)?
Os alunos devem se
reunir em grupos. Cada grupo fará uma análise do filme a partir de um ponto de
vista e conteúdo, são eles:
1) Propaganda do
Estado.
Como o filme nos mostra o funcionamento da propaganda estatal
e as suas intenções?
Quais elementos isso envolve: eleições, formas de
participação popular, ideologias,
É interessante que o grupo busque dados de gasto do Governo
com propagando, do governo atual ou dos anteriores.
Levantes alguns aspectos históricos dentro desta perspectiva,
como o caso do Departamento
de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão coercitivo da liberdade de pensamento do
Estado Novo (1937 – 1946), ou ainda os órgãos de censura da ditadura militar.
Quais elementos o filmes apresenta neste sentido? Como essas coisas
podem ser percebidas?
2) Construção dos
discursos e linguagem.
O filme é um documentário ou uma ficção? Ele mostra fatos
históricos ou uma fabula política sobre Ceilândia e as periferias de Brasília?
Faça uma análise da linguagem do filme, suas maneiras de
apresentar os fatos, os personagens, sua origem, etc. Para isso é interessante
ler ou assistir entrevistas do diretor e críticas cinematográficas que podem
ser encontradas na internet.
3) Crimes de Estado
O filme é uma denuncia contra um crime de estado? O que pode
ser dito da violência da remoção das antigas vilas dos construtores de
Brasília?
Levante casos históricos de crimes de Estado e faça uma
análise no impacto disso na vida social, bem como uma crítica ao próprio estado
pensando em suas funções e nas relações de poder de quem o controla.
4) Diferenças de
gerações dos moradores das periferias
Faça uma pesquisa mostrando quem são os moradores das vilas
que foram removidas e em seguida apresente como as novas gerações (os filhos,
netos) destes moradores herdaram socialmente. Vocês podem inclusive fazer uma
pesquisa com parentes próximos para conhecer suas origens.
Outro tópico importante é a chamada gentrificação das periferias, assim como a especulação imobiliária.
Apresente como estas questões estão presentes no filme.
5) Políticas de
higienização
Levante historicamente como a higienização é uma prática
estatal bastante comum ao longo da existência do estado Brasileiro. Há casos
históricos famosos como a belle époque
no Rio de Janeiro no início do séc. XX, a destruição dos Quilombos, a derrubada
de Pinheiros, etc.
6) Democracia, Eleições
e representatividade.
O filme apresenta um personagem candidato a Dep. Federal,
Dildu (PCN) e com ele nos faz questionarmos sobre a possibilidades de
concorrência à cargos eletivos dentro do poder estatal.
Faça-se uma análise sobre estas contradições da Democracia
brasileira. É interessante levantar dados sobre o funcionamento das campanhas
parlamentares, as leis brasileiras sobre financiamento de campanhas. Como estes
elementos estão presentes no filme? Quem são os candidatos, como eles
representam as Regiões administrativas (RA’s)?
7) Segregação socioespacial
8)Marginalização Cultural
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