Orientações gerais
1. Este trabalho
consiste em um seminário a ser apresentado por diferentes grupos em sala de
aula. Seguindo o tema das aulas cada grupo apresentará um seminário livre de
acordo com seus respectivos temas. Depois da apresentação faremos um debate
mediado pelo professor.
Consiste em fazer uma comparação entre os sistemas de segregação dos países em que o racismo criou hierarquias e divisões sociais. Os alunos poderão pesquisar sobre os EUA e a África do Sul, por exemplo, e fazer uma comparação do racismo nestes lugares e o caso brasileiro.
Sugestões:
·
Black
Codes e Lei Jim Crow (EUA)
·
Apartheid
(África do Sul)
·
Mito
da democracia racial (Brasil)
Depois de entender os dois sistemas
façam uma comparação com o racismo e a exclusão racial no Brasil.
Strange Fruit - (procure uma versão legendada no Youtube e
assista)
Filmes:
Selma: Uma Luta pela Igualdade
(2014)
- Há alguns documentários no you
tube sobre o apartheid.
Textos interessantes:
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7083.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ln/v2n1/a13v2n1.pdf
Grupo 2: A cor dos homicídios no Brasil.
Consiste em fazer uma pesquisa sobre os homicídios e a violência no Brasil de acordo com a classificação racial da população brasileira. Algumas pesquisas e debates publicados na internet ajudarão os alunos.
Sugestões:
Leia o Mapa daviolência: homicídios por armas de foto no Brasil, 2016, principalmente o relatório “A cor das vítimas” (pgs.54-60), apresente os dados em sala de aula e relacione as taxas de homicídios com os conhecimentos sobre racismo no Brasil.
Procure vídeos para ajudar o entendimento do tema no youtube sobre a situação dos homicídios no Brasil, esse é um bom exemplo: "extermínio da população jovem negra no Brasil” https://www.youtube.com/watch?v=ZbvDqBmcj1Y
Obs: É muito importante pensar nos motivos das taxas sobre homicídios e
mortes por armas de fogo da população negra ser tão alta. Procure informações
que pensem como estas taxas se apresentam no cotidiano da população negra do
Brasil.
Um infográfico do Mapa da Violência de 2020, está disponível aqui.
Músicas:
Capitulo 4 Versiculo 3 - Racionais Mc's
A Carne – Elza Soares
Filmes:
Fruitvale Station - A Última Parada
(2013)
Grupo 3: Políticas públicas anti-racista.
Consiste em apresentar as políticas públicas que combatam
o racismo no Brasil. Uma boa abordagem seria entender a história de cada
política. Exemplo de política pública:
- Ações afirmativas (cotas raciais).
- Estatuto da Igualdade Racial.
- É possível fazer um
debate, depois de explicar a história das ações afirmativas, apresentando os
argumentos a favor e contra a política pública.
- Leia esta reportagem
que faz uma análise dos 10 anos das políticas públicas de ações afirmativas:
http://istoe.com.br/288556_POR+QUE+AS+COTAS+RACIAIS+DERAM+CERTO+NO+BRASIL/
- pesquise pesquisas ou
reportagens sobre os impactos das cotas raciais para a população e no combate a
desigualdade social.
Filmes:
Documentário "Raça
Humana" revela bastidores das cotas raciais na UnB (youtube).
Vídeo:
MvBill fala sobre as cotas raciais: https://www.youtube.com/watch?v=YNdNJRB1Dt4
Músicas:
Carta à mãe África – GOG
Grupo 4: Racismo no Esporte.
O seminário consiste em apresentar alguns casos de
racismo no âmbito do esporte brasileiro e fazer uma análise sociológica doxc mesmo.
É possível falar dos casos acontecidos no âmbito internacional, mas como
comparação com as situações descritas dentro do Brasil. Faça uma análise dos
motivos do racismo no esporte e como ele reflete os problemas estruturais da
sociedade, as relações de poder e representação.
Sugestões:
-
Pesquisar sobre Jesse Owens e os jogos olímpicos da Alemanha nazista em 1936.
-
Pesquisar alguns casos notórios no Brasil como:
-Rafaela Silva.
- Goleiro Aranha.
-
Tinga.
-
Ângelo Assumpção/ Arthur Nory.
-(procurem
outros)
-
Os clubes de futebol e a ausência de negros nos cargos de comando (árbitros, técnicos
e diretores).
Filmes:
Raça
(2016). – Cinebiografia de Jesse Owens que trata sobre o racismo no esporte.
Espaço Livre - Racismo no Esporte:
https://www.youtube.com/watch?v=Fy3PWUcY2QY
A
ilusão da democracia racial no futebol brasileiro
https://www.youtube.com/watch?v=KbWqm6hbMuA
Matéria
- Negros no Futebol
https://www.youtube.com/watch?v=BYGmVGrQKb0
Textos:
Futebol,
racismo e o mito da "democracia racial”.
https://www.cartacapital.com.br/sociedade/futebol-racismo-e-o-mito-da-democracia-racial-1282/
Grupo 5: O Racismo e a mulher negra.
Embora o racismo seja um fenômeno violento contra a
população negra em geral o caso específico do racismo contra a mulher negra no
Brasil apresenta mecanismos específicos. A pesquisa deste grupo se concentrará
em apresentar as violências a que estão submetidas as mulheres negras na
sociedade brasileira e as formas como estas violências estão presentes em
diversos contextos sociais.
Sugestões:
- Objetificação da “mulata” – A mulher negra como objeto sexual.
- Padrões de beleza impostos às mulheres negras. (mulheres negras e
auto-estima).
- Saúde da mulher negra.
Filmes:
Panorama Ipea - Retrato das mulheres negras no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=ktax1-eu6ts
Mapa
da violência contra mulheres negras no Brasil:
https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/1504-dashmulherfinalconferido.pdf
Músicas:
- Mãe – Emicida
- Maria da Vila Matilde – Elza Soares
Textos:
Acessem
o blog mulheres negras, lá é possível encontrar diversos textos e reflexões
interessantes sobre o racismo e as mulheres negras.
Sugestão
de síntese de pesquisas e debates:
http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossie/violencias/violencia-e-racismo/
Grupo
6: O RAP como expressão anti-racista.
Uma
dos movimentos mais importantes contra o racismo no Brasil pode ser localizado na
década de 1990 com a utilização da música, principalmente por meio do rap, como
forma de denunciar as desigualdades e a opressão racial brasileira. Grupos como
Racionais MC’s, Sabotage e RZO são tidos como motivadores de uma nova
identidade da negritude brasileira.
O
seminário deve versar sobre a maneira como o RAP ou o Hip Hop como movimento
cultural é uma ferramenta que as periferias urbanas se valeram para mobilizar
suas lutas contra as formas de opressão racial e fortalecer a identidade negra
no país.
Sugestões:
-
Faça uma pesquisa sobre a história do RAP em suas origens. Principalmente nas
figuras dos músicos como Afrika Bambaataa, Tupac Shakur, Public Enemy e N.W.A.
Pense em como estes grupos e músicos estavam envolvidos na criação de uma forma
cultural e quais suas motivações.
-
Pequise sobre a importância do RAP no Brasil, sua chegada nas periferias de São
Paulo e DF e a forma como ele é apropriado como discurso político, passando por
grupos mais antigos como Racionais MC’s até os músicos contemporâneos como
Emicida e o rapper BK.
-
Faça uma análise sociológica do que tal movimento cultural representa, seus
efeitos nos comportamentos e na representação da população negra brasileira.
Sugestões de tópicos de pesquisa:
-
O RAP e a identidade Negra no Brasil.
-
O RAP como forma de expressão para vozes silenciadas.
Straight
Outta Compton (2015)
https://www.youtube.com/watch?v=oyoew4T74_w
Hip Hop
Evolution (2016)
https://www.netflix.com/br/title/80141782
Textos:
https://vaiserrimando.com.br/2014/02/21/origem-hip-hop-e-o-seu-compromisso/
Músicas:
Racionais MC's - Racistas Otários
https://www.youtube.com/watch?v=XMy17SMG2V0
Racionais MC's - Negro Limitado
https://www.youtube.com/watch?v=RX875pqcd4E
Câmbio Negro - Sub Raça
https://www.youtube.com/watch?v=II_X3fclBLQ
GOG - Carta à Mãe África
https://www.youtube.com/watch?v=QyJPAp9WSYI
https://www.youtube.com/watch?v=FlnD04R_EeY
Emicida - Cê Lá Faz Idéia
https://www.youtube.com/watch?v=P2vxgWt5tGU
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